GeCria

O grupo de pesquisa em Medicina da Produção Bovina - GeCria, com estudos aplicados ao período de transição, cria e recria, está associado ao Programa de Pós-graduação em Clínica Veterinária, do Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo. O Grupo possui cadastro no diretório de grupos de pesquisa do Cnpq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/785648.

O GeCria foi fundado e é coordenado pela Prof. Dra. Viviani Gomes no seu ingresso como docente na USP em 02 de agosto de 2010, sendo constituído por alunos de graduação, estagiários, médicos veterinários residentes, pós-graduandos e pós-doutorandos. A missão do GeCria é difundir os conhecimentos gerados na universidade. Como valores, o grupo possui um exemplo de liderança, conhecimento, qualidade, responsabilidade e inovação. Esses valores estão representados em todas as esferas que se trabalha o grupo, desde os animais, alunos, empresas, proprietários, professores, colegas de trabalho e nos projetos desenvolvidos.

O grupo possui diversas atividades de extensão em fazendas comerciais, em parceria com a indústria e cooperativas, que resultam na ministração de palestras, cursos, dias de campo e desenvolvimento de pesquisas clínicas e projetos de demanda, além da redação de artigos e manuais técnicos, disponibilizados em coluna do site MilkPoint, revistas técnicas e na Biblioteca Aberta da USP. A crescente permeabilidade do GeCria em fazendas comerciais, cooperativas, indústria e universidades traz um diferencial e confiança dos interlocutores dos três principais elos da cadeia produtiva em um projeto em comum chamado SANIBOV - Simpósio Internacional de Sanidade Bovina, um congresso idealizado para levantar temas relevantes para a pecuária, gerar discussões e consensos com o objetivo de fazer diferença para a pecuária brasileira.

Nossa
Equipe

Profa. Dra. Viviani Gomes

  • Graduação em Medicina Veterinária - UNIP/SP
  • Aprimoramento em Clínica e Cirurgia de Grandes Animais - FMVZ/USP
  • Mestrado em Clínica Veterinária - FMVZ/USP
  • Doutorado em Clínica Veterinária - FMVZ/USP
  • Pós-doutorado (Cnpq) na área de Imunologia Bovina - University of Georgia (UGA)
  • Possui título de livre-docente em Clínica Médica de Ruminantes.
  • Professora Associada do Departamento de Clínica Veterinária, da FMVZ/USP
  • Responsável pelo Laboratório de Pesquisa em Bezerros "Prof. Dr. Fernando José Benesi" - FMVZ/USP.
  • Coordena o Grupo de Pesquisa GeCria
  • Presidente do SANIBOV
Profa. Dra. Viviani Gomes

A missão de formar e capacitar pessoas é um bem divino, ao qual fui agraciada. Os meus dias são movidos pela paixão por ensinar pessoas, sejam graduandos, pós-graduandos, técnicos e colaboradores das fazendas. O GeCria reúne não apenas a nossa equipe de pesquisa, mas um grupo especial de parceiros nacionais e internacionais, que juntos possuem mais força e engajamento para o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade das fazendas. Nesta trajetória de 13 anos na Universidade de São Paulo tive a oportunidade de contribuir com tantas vidas, e sou grata à Deus por esta oportunidade. Acredito que as pessoas e o mundo pode ser transformado pelo ensino !

Ph.D Msc. DVM Bianca Paola Santarosa

  • Graduação em Medicina Veterinária pela FMVZ/UNESP-Botucatu
  • Residência em Clínica de Grandes Animais pela FMVZ/UNESP-Botucatu
  • Mestrado em Medicina Veterinária - Clínica de Grandes Animais pela FMVZ/UNESP-Botucatu
  • Doutorado em Medicina Veterinária - Clínica de Grandes Animais pela FMVZ/UNESP-Botucatu
  • Foi Docente do ICA/UFVJM/Unaí
  • Pós-doutoranda do VCM/FMVZ/USP-São Paulo
  • Pós-doutoranda do GeCria, VCM/FMVZ/USP
Ph.D Msc. DVM Bianca Paola Santarosa

Projeto de Pós-Doutorado

EFEITO DO USO DO LEITE DE DESCARTE SOBRE O METABOLOMA, PERFIL INFLAMATÓRIO E ESTRESSE OXIDATIVO EM BEZERROS HOLANDESES

Objetivos: avaliação da saúde intestinal pelo teste de permeabilidade intestinal, além de quantificação da matéria seca fecal; mensuração da produção de AGCC e ramificados (AGCR) nas fezes, bem como o pH e lactato fecal; avaliação do metaboloma plasmático e fecal; avaliação da resposta imune inata pela atividade dos macrófagos, função dos neutrófilos e produção de espécies reativas ao oxigênio frente às bactérias Escherichia coli e Staphylococcus aureus; análise dos biomarcadores de estresse oxidativo; verificação de proteína de fase aguda pela dosagem sérica de haptoglobina; avaliação do desenvolvimento do trato gastrointestinal pela pesagem dos órgãos, histopatologia e imuno-histoquímica do intestino.

Ingressei na Equipe GeCria em 2021 como colaboradora ainda como docente da UFVJM. Meu contato com a Professora Viviani iniciou durante uma palestra para meu grupo de estudos (GERUM/UFVJM), seguido por participação numa disciplina remota do PCVet como aluna especial. Minha admiração por ela, já antiga, enquanto mulher e profissional só aumentou. Comecei a participar das reuniões online da equipe, e a competência e determinação de todas as integrantes só me ajudaram a tomar uma decisão difícil de sair da UFVJM e ingressar no Pós-doutorado. É incrível como o espírito investigativo e desafiador da equipe me inspira a seguir aprendendo, além da oportunidade de continuar ensinando. Sinto-me honrada por fazer parte deste grupo de mulheres engajadas, que tanto amam bezerras. Meu grande desejo é retribuir toda confiança depositada em mim, auxiliar a integração da equipe, e sobretudo, promover novos conhecimentos em prol da sanidade bovina.

Msc MV. Karen Nascimento da Silva

  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN
  • Mestre em Ciência Veterinária na área de Clínica Médica de Ruminantes pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP
  • Doutoranda em Ciência Veterinária na área de Clínica Médica de Ruminantes pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP
Msc MV. Karen Nascimento da Silva

EFEITO DO USO DE LEITE DE DESCARTE TRATADO OU NÃO SOBRE O MICROBIOMA E DESENVOLVIMENTO DE RESISTÊNCIA BACTERIANA EM BEZERROS HOLANDESES

Objetivo: Avaliar o uso de leite de descarte tratado ou sobre o microbioma e perfil de resistência das bactérias excretadas nas fezes e encontradas na cavidade nasal, oral e retal.

Ingressei no GeCria em 2015 para realizar o estágio obrigatório, ao longo dessa jornada conheci pessoas incríveis, as quais me inspiram diariamente. Hoje olhando para trás consigo enxergar a minha evolução profissional e as habilidades que pude desenvolver dentro da sanidade bovina ao longo desses anos.

Msc. Mv. Melissa Defensor Lobato

  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade
  • Mestre em Ciência Veterinária na área de Clínica Médica de Ruminantes pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP
  • Doutoranda em Ciência Veterinária na área de Clínica Médica de Ruminantes pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP
Msc. Mv. Melissa Defensor Lobato

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA BENCHMARKING EM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE BEZERRAS NO BRASIL

Objetivo: Levantar dados que sirvam como parâmetros de índices produtivos e assim, incentivar produtores e técnicos a adotarem as práticas que viabilizam o sucesso das fazendas que têm os melhores índices, nas suas próprias fazendas, tornando-as potenciais propriedades de sucesso

No quarto período da faculdade soube com o que queria trabalhar, desde então, comecei a me dedicar as vacas e não parei mais. Fazem mais de 10 anos e sempre a pesquisa me mostra que tem espaço para ir além, por isso, estou na pós-graduação. Eu escolhi e fui escolhida para fazer parte do time GeCria, e é com grande satisfação e orgulho que levo comigo, aonde quer que eu vá, essa conquista. Longe de ser fácil, conciliar estudos e trabalho, mas com certeza valerá a pena. Pessoas incríveis fazem coisas incríveis e eu estou ao lado dessas pessoas.

Msc. MV. Janaína Santos Ferreira

  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo - USP
  • Mestre em Ciência Veterinária na área de Clínica Médica de Ruminantes pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP
Msc. MV. Janaína Santos Ferreira

ANÁLISE DE RISCO BIOLÓGICO EM FAZENDAS LEITEIRAS: BIOSSEGURIDADE ALIADA AO CONTROLE DO VÍRUS BVDV

Objetivo: Verificar a percepção de risco dos produtores e avaliação do risco biológico nas propriedades estabelecendo os principais fatores de risco para os vírus BVDV e BoHV-1 para construção de um manual de biosseguridade (com caráter didático-informativo).

Estou na equipe desde 2016 quando ingressei para fazer uma iniciação científica, desde então permaneço no grupo que contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional através de discussões de artigos, práticas laboratoriais, prática a campo visitando as fazendas e abrindo portas para realização de estágios. Além de claro, permitir ao longo desses anos que eu conhecesse muitas pessoas importantes da pecuária leiteira. Para mim, a atuação do Gecria atualmente tem sido um exemplo dentro e fora da USP com seu forte trabalho em extensão, relacionamento com a indústria e performance de equipe. É um prazer fazer parte e conviver com essas pessoas determinadas a crescerem e melhorarem a sanidade dos rebanhos brasileiros através do conhecimento!

MV. Larissa Miranda Padilha

  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Anhembi Morumbi - UAM
  • Mestranda em Ciência Veterinária na área de Clínica Médica de Ruminantes pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP
MV. Larissa Miranda Padilha

EFEITO DO USO DE LEITE DE DESCARTE NA SAÚDE E DESENVOLVIMENTO DE BEZERROS LEITEIROS

Objetivo: Estudar o efeito do uso do leite de descarte, pasteurizado e não pasteurizado, na saúde e desenvolvimento de bezerros, desde o nascimento até o desaleitamento por meio da avaliação do perfil clínico diário de bezerros, análise do perfil inflamatório e avaliação do estresse oxidativo. Além do Acompanhamento do desempenho dos animais semanalmente, pela pesagem em balança de precisão (Kg), mensuração da altura da cernelha e largura da garupa.

Fazer parte do GeCria para mim é uma grande realização profissional. Acompanho o trabalho da equipe desde a minha graduação e sempre admirei a contribuição em pesquisa, extensão e ensino que o grupo tem dentro da produção leiteira.

Tive a oportunidade de ingressar na equipe em 2021, o que me permitiu adquirir muito conhecimento e habilidades. Sigo aprendendo e crescendo cada vez mais tanto no âmbito profissional quanto no pessoal devido contato com minha orientadora Viviani Gomes e colegas pós-graduandas que tem tanta excelência no que fazem e um conhecimento ímpar a ser compartilhado. Espero continuar contribuindo para o trabalho da equipe e me tornar uma profissional cada vez mais qualificada.

MV. Thamires Diniz Aquiles Silva

  • Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Mestranda em em Ciência Veterinária na área de Clínica Médica de Ruminantes pelo Departamento de Clínica Médica da FMVZ/USP
MV. Thamires Diniz Aquiles Silva

PADRONIZAÇÃO DE IMAGENS ULTRASSONOGRÁFICAS TORÁCICAS DE BEZERRAS HOLANDESAS LACTENTES COM ASFIXIA NEONATAL

Objetivo: Esta pesquisa pretende avançar a fronteira do conhecimento utilizando a ultrassonografia torácica na detecção de lesões pulmonares precoces oriundas de prematuridade, partos distócicos, sofrimento fetal com aspiração de mecônio e, também, lesões pulmonares tardias em bezerros que sofreram asfixia neonatal até os 30 dias de idade, facilitando a intervenção rápida na tentativa de reverter os quadros e evitar a mortalidade desses animais.

Sou graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, ingressei recentemente como mestranda em Clínica Veterinária na Universidade de São Paulo e destaco aqui a minha felicidade de ter realizado um sonho. Aproveito para agradecer o grande acolhimento por parte de todos os membros do Grupo aplicado ao período de Transição, Cria e Recria (GeCria) e, a cada dia de convivência, é visível a responsabilidade, o comprometimento e o companheirismo de todos os integrantes. Enfatizo ainda, a competência e o carisma da Professora Doutora Viviani Gomes e estou me dedicando ao máximo para contribuir de forma positiva ao projeto de pesquisa e à equipe de trabalho. Assim, tenho a perspectiva de que o GeCria contribuirá muito na minha formação acadêmica e profissional, por meio do desenvolvimento do projeto que busca promover um conhecimento inovador teórico-prático para ser agregado na rotina das fazendas com a finalidade de auxiliar na intervenção precoce em casos de bezerros com asfixia neonatal, aumentando as chances de sobrevivência. É grande a satisfação de fazer parte do GeCria!

Beatriz Nemoto

  • Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Residente em Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais - Ruminantes na FMVZ/USP
Beatriz Nemoto

Tive a oportunidade de ingressar no GeCria durante o meu estágio obrigatório e desde então tenho acompanhado e aprendido não só com as profissionais que fazem parte do grupo, mas também com as pessoas. É nítido o quanto estou crescendo enquanto cientista e veterinária, ao poder acompanhar a rotina do hospital enquanto residente, mas também do laboratório e do campo. É um prazer fazer parte da equipe que desejei por tanto tempo e mal posso esperar pelos nossos trabalhos futuros.

Luana Camargo

  • Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo - USP
Luana Camargo

AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE VACINAS VIVAS MODIFICADAS CONTRA O VÍRUS DA DIARREIA VIRAL BOVINA (BVDV)

Objetivo: avaliar a eficácia das vacinas comerciais vivas modificadas (MLV) em comparação com vacinas inativadas contra o vírus BVDV tipo 1 e 2, por meio da mensuração da resposta imune humoral induzida por anticorpos em novilhas. O plano inicial da pesquisa contemplava apenas a pesquisa sorológica contra o BVDV-1 e BVDV-2, porém para abranger todo o screening das viroses reprodutivas, incluímos análises extras contra o HobiPeV e BoHV-1.

Ingressei no GeCria em 2020 como estagiária, no meu 2º ano da faculdade. Desde então desenvolvi projetos clínicos e sanitários com a equipe, participei de eventos e conheci muitas fazendas durante nossas visitas técnicas, o que está contribuindo grandemente para minha formação. O GeCria despertou em mim um amor e admiração pela área de pesquisa clínica e vacinologia. Sinto orgulho em fazer parte deste time, cheio de mulheres determinadas!

Allana Maceron Dias

  • Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo - USP
Allana Maceron Dias

Projeto: Hemogasometria em bezerros lactentes, orientação por Bianca Paola Santarosa

Entrei para o GECRIA em 2023 como aluna de iniciação científica procurando obter conhecimentos sobre o mundo da pesquisa. O fato das pesquisas serem realizadas com ênfase em sanidade bovina sempre me deixaram empolgada devido à minha grande afinidade pela área, principalmente quando se trata de bezerras leiteiras. É uma grande honra e excelente oportunidade estar ao lado de pesquisadoras tão comprometidas e dedicadas à medicina bovina como as integrantes do GECRIA são. É um grupo que trás dia a dia inovação para a veterinária e tenho orgulho em fazer parte disso agora!

Gabriela Silva Fregolon

  • Graduanda em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo - USP
Gabriela Silva Fregolon

PADRONIZAÇÃO DE IMAGENS ULTRASSONOGRÁFICAS TORÁCICAS EM NEONATOS BOVINOS SADIOS E MANIFESTANDO ASFIXIA NA FASE PERINATAL

Orientação: Profa Dra Viviani Gomes

Objetivo: Caracterizar, descrever e padronizar imagens ultrassonográficas pulmonares em bezerras logo após o nascimento para avaliação da depuração do líquido pulmonar, lesões pulmonares em função do processo de asfixia (acidose metabólica e respiratória) e seu desenvolvimento no período neonatal, sob influência de diferentes tipos de parto e assistência obstétrica, além de correlacionar com análises clínicas, equilíbrio ácido-básico sanguíneo e oximetria.

Sempre fui apaixonada por bovinos, e quando conheci o GeCria já me interessei prontamente pelo grupo. Essa equipe é inspiradora, tanto na área da pesquisa acadêmica e extensão quanto pra mim em questão de crescimento pessoal dentro da Veterinária. Espero que daqui em diante eu aprenda cada vez mais com esse time!

Leticia Santos Reis

Leticia Santos Reis

EFICIÊNCIA DO SUBSTITUTO DE COLOSTRO NA TRANSFERÊNCIA DE IMUNIDADE PASSIVA EM NEONATOS HOLANDESES

Objetivo: Avaliar se o substituto de colostro pode ser usado estrategicamente no processo de transferência de imunidade passiva.

Ingressei no GeCria em agosto de 2023, como aluna de iniciação científica. Meu interesse por pesquisa, laboratório e neonatologia de bovinos tem aumentado cada vez mais, conforme as vivências e conhecimentos que a professora orientadora Viviani Gomes e as pós-graduandas, principalmente a co-orientadora do meu projeto, a mestranda Larissa Padilha, me proporcionam com tanta excelência. O empenho de toda a equipe é inspirador! Espero poder me qualificar e amadurecer profissionalmente cada vez mais, tanto para atuar futuramente no mercado de trabalho, como no meio acadêmico.

Rebeca D'Anne Marie Vieira Leite Pereira

Rebeca D'Anne Marie Vieira Leite Pereira

EFEITO DO USO DO LEITE DE DESCARTE SOBRE A SAÚDE DE BEZERROS HOLANDESES

Orientação: Professora Viviani Gomes

Ingressei no GeCria em 2023 para fazer parte do projeto PUB. Por enquanto estou apenas começando, mas já me dou muito bem com as pessoas da equipe que estão sempre comigo diariamente. Vejo nosso time como uma equipe muito unida, pois aqui não existe somente o seu trabalho, cada um ajuda quem estiver precisando mais no momento. Acho muito interessante conhecer um pouco mais do dia a dia do grupo.